Estava lendo sobre a tragédia no Japão, e me chamou a atenção o fato de que para cada notícia que abre comentários dos leitores há sempre gente xingando e ofendendo. Tudo o que acontece, tudo o que se faz é motivo de apedrejamento verbal. Se alguém quer ajudar as vítimas no Japão, vem alguém e ataca a pessoa porque ela não está ajudando a África. Se alguém defende os ciclistas atropelados em Porto Alegre, vai haver outra pessoa para defender o agressor, e assim por diante. A Internet é um campo aberto para a grosseria, as ofensas e os comentários superficiais.
Aqui, vamos remar contra a corrente. Como já disse antes, estou cansado de gente que acha que ter atitude é falar o que vem à cabeça sem se importar com as conseqüências e com quem vai ser ofendido. Tudo bem, somos humanos, temos nossas preferências, eu já falei mal do sertanejo universitário, mas há limites. Ofender quem está ajudando as vítimas do Japão é além do limite. Agredir por agredir sem nem pensar antes é imaturo e só polui a Internet. A ofensa gratuita, que na vida real nos controlamos tanto para não cometer, na ponta dos dedos no teclado parece vir tão facilmente...
Que ajudemos o Japão, sim. Que sigamos fazendo nossas coisas, sendo criativos, solidários e inovadores, e que os grosseiros inconseqüentes se intimidem, não nós. Gentileza gera gentileza.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário