quarta-feira, 23 de abril de 2008

Teoria da Literatura II – Níveis da experiência estética


A experiência estética, como escrevi na última publicação, não é apenas racional. Ela acontece em vários níveis. Primeiro, é necessariamente sensorial porque essa é a nossa forma de perceber o mundo. O objeto artístico entra pelos olhos, ouvidos, tato, olfato, paladar. Segundo, temos uma resposta emotiva à arte, ela desperta medo, raiva, alegria, júbilo, etc. Terceiro, a experiência estética tem um componente racional, lógico, que vai ganhar maior ou menor ênfase de acordo com a personalidade de cada um, do lugar e do tempo em que a pessoa se encontra, do momento de vida dele ou dela. Quarto, a experiência estética é algo compartilhado socialmente. É uma maneira de inserção ou de afastamento de um contexto social, uma maneira de dizer “pertenço” ou “não pertenço”, de adesão ou ruptura. Quinto, ela toca nossos valores, nosso julgamento moral, nosso certo e errado. Um filme que começa com alguém cheirando cocaína ou com um beijo homossexual elicita esse tipo de reação logo de cara.
Sexto, ela é ou pode ser transcendental, intuitiva, algo que pode se utilizar da razão, mas que vai além dela. É uma iluminação, uma epifania, claritas, um coincidir com a obra de um modo não mediado pelas palavras. Eu digo pode ser porque tem gente que não chega nesse nível, se contenta com os anteriores, aí só nos resta lamentar.
A teoria da literatura, assim como todo o discurso acadêmico, se utiliza de um único nível, o racional, para tentar dar conta de toda a experiência estética. Trabalho duro, cheio de percalços e becos sem saída. Trabalho que vale a pena, desde que se saiba de saída que temos sérias limitações pelo simples fato de escrever, usar um código lingüístico específico, sobre algo que é vivido em tantos níveis diferentes e é tão maior do que nosso humilde e necessário trabalho de pensadores da cultura.

2 comentários:

Anônimo disse...

eras!

Alexandra disse...

que legal o blog!
sempre leio o que escreves
Continue escrevendo gostei muito do texto Níveis da experiência estética
estou aprendendo