sábado, 7 de maio de 2011

Mais uruguaio



Dizem que nasci e me criei no norte e que aprendi a ser homem no sul. Tudo bobagem: o que sou mesmo é uruguaio. Nada de carimbó nem de vanera: minha pátria é a murga, é o candombe, é a milonga. Quando as vozes todas da murga soam juntas, metálicas, ali é onde moro. Fui criado no Cuareim, forjado no Barrio Sur, destinado a caminhar tranqüilamente pela 18 de Julio em tardes elásticas. As vozes da murga são as vozes de cada humor meu, de cada gesto que já fiz ou que farei, de meu rosto estranho e cansado antes da meia noite. Minha cara pintada, meu cabelo mentiroso para agradar ao mercado de trabalho, meu tom, meu ritmo, minha sintaxe par-ti-cu-lar: bem uruguaio, improvavelmente azul e branco como as cores do Paysandú. Paralelo brasileiro: Minas Gerais, o mais próximo possível.
Meu texto hermético neste maio de 2011, meu texto para quem sabe ler: uruguaio até os cabelos escuros e a predileção por doce de leite.
Dizem que nasci no norte e que moro no sul do Brasil. Pouco sabem de mim. Mais saberiam se me vissem sentindo o que sinto quando os cinco compassos do candombe passam pelas ruas antigas da cidade aquela...
.

Um comentário:

Anônimo disse...

Dá-lhe, Alano... como se dice: "eeeesssstupendo! - Sosa