sexta-feira, 2 de julho de 2010

Viva a Argentina


          Amigos de Belém, tenho uma pergunta: há torcedores da Argentina por aí? Digo, brasileiros que torcem pela Argentina? Aqui no sul há alguns, e hoje eles estão bem felizes. Geralmente são pessoas que se acham européias, de sangue italiano. São bem reacionários e têm nojinho do Brasil por ser uma terra de gente preguiçosa e de pele escura.
            Provavelmente nunca leram Borges nem Roberto Arlt, não sabem o que é um bife de chorizo, não se deleitam nas livrarias da Avenida Corrientes, nunca ouviram uma canção de Luis Alberto Spinetta. Não é uma identificação com a cultura do país. É apenas uma afirmação da “raça” branca como superiora, e do mestiço como sujo. Algo que deixaria os próprios argentinos bastante surpresos, e que lhes causa gargalhadas quando descobrem. “Brasileños que hinchan por Argentina, ¡que boludos!”.
            São uma minoria, felizmente. A maioria ou não se interessa por futebol, ou torce pela seleção como nós, e não tem problemas com nossa mestiçagem tão latina.
            E aí no Norte, existem torcedores “do contra”? E qual seriam os motivos deles, já que ser “morenos” para nós nunca foi problema?



.

Nenhum comentário: