domingo, 3 de agosto de 2008

Discordando um pouquinho

Corro o risco de escrever besteira, pois vou tratar de um universo que não me é familiar. Em caso afirmativo, vale pelo menos pela curiosidade. Aviso de antemão: filmes de ação me fazem dormir. Perseguição de carros e tiroteios para mim são as coisas mais tediosas que se pode pensar em colocar no cinema. O que me seduz é a trama, a atuação, a trilha, e as leituras que se pode fazer de um filme. O movimento das idéias e das emoções mais que a velocidade dos corpos.

Pois vamos ao Batman. Pelas razões expostas acima, ano passado assisti pela primeira vez na vida um filme dele: Batman begins. Gostei bastante, me lembrou quando eu lia os quadrinhos do Frank Miller. Empolgado, fui então ver o novo Batman, e tive que me esforçar bastante para não dormir. Lembrem-se, sou leigo em ação e não me empolgo com efeitos especiais. A discussão sobre o crime e sobre o que a cidade precisa me pareceu simplesmente piegas. Ou seja: o filme não me divertiu nem me fez pensar. Me sobrou o Coringa, realmente uma performance brilhante. Cada vez que ele saía de cena e dava lugar ao inexpressivo Duas Caras e sua namoradinha insossa o filme despencava.

Claro, há questões interessantes que com boa vontade podem ser levantadas a partir do filme, há toda uma produção bem realizada, mas duas horas e meia daquela lenga-lenga foi demais. Que cortassem uma hora de filme e deixassem só o Coringa brilhar, com umas pitadas de Alfred e de Morgan Freeman, aí sim teríamos um belo filme para as massas e para mim também, que afinal nada tenho contra as massas. Nada tenho contra a diversão, desde que seja de fato divertida. Não gosto da postura arrogante de quem tem prazer de detestar algo que o grande público adora, só pra ficar se achando superior (Ver post sobre deslumbrados e elitistas).

Quando li que se chamava Cavaleiro das Trevas achei que era o do Frank Miller, mas não era. Quem sabe se um dia de fato filmarem este quadrinho clássico eu volte a me empolgar com o homem morcego.

Nenhum comentário: