segunda-feira, 26 de abril de 2010

Pela paz na Internet


Na internet estamos habituados a ler todo tipo de xingamento e discurso de ódio, mas no convívio cara a cara em geral somos mais civilizados. Uma leitura possível sobre essa contradição seria a de que no fundo somos todos bestas agressivas e preconceituosas, e essa “verdade essencial” se manifesta quando não temos o olho no olho. Outra leitura tentaria dar conta dos tipos de discurso específicos para cada contexto, sem se importar com “verdades essenciais”, mas analisando detalhadamente as condições de produção desses discursos. Prefiro a última, evidentemente.
No anonimato de nossos quartos facilmente cedemos às tentações de nos sentirmos poderosos e donos da verdade, sem precisar encarar um conflito de fato. Bom, sabendo disso, e sem querer entrar no campo da análise de discurso, venho propor o seguinte: que a Internet seja como um salão de festa. Explico. Que tenhamos ao escrever aqui neste espaço os mesmos cuidados e ponderações que temos quando estamos em um aniversário em casa de gente que não conhecemos muito bem.
Já há gente demais no mundo “desabafando”, precisamos ir além disso. Vamos desabafar com amigos, parentes, psicólogo, autoridade religiosa, conforme o gosto de cada um, mas vamos deixar este espaço mais limpo, mais criativo, cheio de idéias legais ao invés dessa agressão banalizada.
Eu não respeito quem “tem coragem de dizer o que pensa”. Respeito quem sabe a hora de falar e a hora de calar. Respeito quem abre mão de ficar gritando sua opiniãozinha de criança mimada aos quatro ventos, quem sabe lidar com o silêncio. Quem sabe cair como as folhas nestas tardes curtas de outono. 






.

2 comentários:

Anônimo disse...

Só um idiota ia propor uma coisa dessas. Vai tomar no cu, VC deve ser veado mesmo. Ou palmeirense.

Deborah Simionato disse...

Hey, Alan!
Have I ever told you how much I like your blog? I've been thinking about starting one myself, but I still don't know if I'm ready to show my writting to everyone...
See you in class!