segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Astrologia é racismo


            
Os astrólogos estão confusos com a possibilidade de inclusão de um novo signo no zodíaco. Tudo mudaria, todas as certezas seriam abaladas. Quem era leão viraria touro, quem era peixes agora seria áries.
            Podemos aproveitar esse momento para refletir o quanto a astrologia é uma viagem, sem fundamento científico algum, e potencialmente perigosa. Um emaranhado de generalidades completamente arbitrárias que levam a supostas conclusões sobre a personalidade das pessoas de acordo com a posição dos astros no momento do nascimento. É divertido? Para alguns, pode ser. Mas na prática, quem leva a  astrologia a sério está agindo exatamente da mesma forma que os racistas e homofóbicos. Se do mero fato de que alguém nasceu em um signo podemos tirar conclusões a priori sobre as atitudes dessa pessoa, isso é o mesmo que dizer que alguém é assim ou assado porque é negro, porque é gay, porque é de tal e tal lugar.
            Enquanto passatempo de criança, a astrologia é engraçadinha. Mais que isso, é melhor acender o sinal de alerta, ou podemos ser atropelados por uma lua em capricórnio, uma estrela cadente em sagitário ou um sol em libra. 


.

Um comentário:

Renato Torres disse...

Alan,

é engraçado, esses dias a Flor, minha noiva, andou comentando comigo esse assunto, preocupada com possíveis "mudanças" de comportamento viabilizadas pela nova astrologia...! claro, tudo num clima de galhofa bem jurunense, mas francamente, eu bem queria acreditar mais que as coisas aconteceriam de uma maneira determinista, sem eu ter de ser responsável por minhas atitudes, as direções do meu destino, etc. mas não é assim, né? eu serei sempre o que fizer de mim mesmo. acabei chegando a essa conclusão depois da última vez que joguei tarô com um amigo, e acabei tomando as decisões exatamente contrárias às predições das cartas. "basta estar vivo para correr perigo", como diria Itamar Assumpção!

um prazer te ler, saudades de ti!

abraços,

r