quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Festa uruguaia em Porto Alegre


Hoje em dia não temos uma banda dessa envergadura no Brasil. Com essa qualidade de música e letra, com um estilo próprio, desenvolvido ao longo de anos, com essa pegada. Estou falando dos uruguaios do Cuarteto de Nos, que após uma sólida carreira de quase três décadas e 12 discos lançados, tocaram pela primeira vez no Brasil ontem. Porto Alegre teve o privilégio de os receber, e nós de estar na platéia.
            A abertura dos Cartolas foi muito boa, mas a noite era do Cuarteto. Com a garra e a entrega comuns às bandas uruguaias e argentinas, eles já entraram “jogando em casa”: o público sabia todas, eu disse TODAS as letras, e berrava junto enlouquecido, com destaque para as clássicas da banda, e as do disco que os lançou internacionalmente em 2006, “Raro”. Bendita seja a internet, que nos permite ter acesso a esse tipo de coisa.
O espanhol, definitivamente, não é língua estrangeira, e Montevideo é mais uma capital brasileira. A ironia ácida das letras, a inteligência e a sutileza foram muito bem captadas pelo público de alto nível que compareceu ao show. A empatia com a brava nação uruguaia era evidente. Deu orgulho de morar nesta cidade, e sentir que nem só de porcaria vive o rock atual. O Cuarteto não é só a melhor banda de rock em atividade no Uruguai, é uma das melhores da América latina. Quem perdeu o show, dê um jeito de ouvir os caras com urgência. Podem começar por aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=y9LlnLTH87U
http://www.youtube.com/watch?v=rBJrvBxNHnc

Um comentário:

rebeca. disse...

Rebeca Rossato likes this (y)