domingo, 20 de fevereiro de 2011

"Universitário" com muitas aspas

            É comum ter uma certa resistência ao escutarmos algo diferente, algo que quebra nossas expectativas. Precisamos de tempo para nos acostumar. Jazz, música clássica, certos tipos de rock, há muitos estilos que não são assimiláveis à primeira audição. Mas o que dizer do que causa repugnância pelo contrário, por ser monotonamente igual? É o caso do sertanejo “universitário” - As aspas vão porque não se consegue explicar exatamente o que há de universitário na coisa.
            Musicalmente é o sertanejo de sempre com uma roupagem pop, harmonias óbvias, refrões fáceis, tudo muito sem stress, visando claramente o sucesso comercial. As letras, sempre as letras, o que fazer. Para mim letra é parte essencial da canção, e sim, é muito importante ser criativo nas letras. Há quem discorde, mas eu sou viciado em palavras, adoro letras bem construídas. Então, não há como gostar dessa nova geração de sertanejo, nem entender porque diabos eles são “universitários” (e as aspas vão sempre). Paixão rimando com coração, festa rimando com diversão. E só. Os dois únicos temas que 90% da música popular consegue abordar, sempre de maneira burocrática e preguiçosa.
            Bem pouco, não é? Para a tradição da canção brasileira, bem pouco. Temos um século de canção popular, centenas de obras primas, dezenas de compositores geniais, e vamos abrir mão de tudo isso para ficar com esses caras? Que se dane Chico, esqueçamos Cartola, ao diabo com Renato Russo e Chico Science, quem quer saber de Noel Rosa e Cadão Volpato. Coração e paixão, viva a festa, é só o que conseguimos articular. E assim gaguejando, satisfeitos com tão pouco, vamos levando este país para a frente. Quem deixou essa geração passar no vestibular da música brasileira?



.

3 comentários:

Anônimo disse...

Quem deixou foi o público que consume este tipo de música. Também não gosto de nada que leve o rótulo "universitário", incluindo forró e pagode, assim como não gosto de muita coisa que faz sucesso comercial. Mas também me pergunto se tenho o direito de levantar meu dedo e apontar o gosto dos outros como inferior ao meu...

Thomás R. Boeira disse...

Também não sei o porquê de chamarem isso de "universitário". Só sei que já tentei escutar e não aguentei.
Meu gosto musical é definido por aquela amúsica do Bob Seger, Old Time Rock 'n' Roll. Tem uma parte que ele diz:
"Today's music ain't got the same soul. I like that old time rock 'n' roll!"
:D

Abraço

rebeca. disse...

nem reprovados podem ser, se esse novo projeto for aprovado hihi