domingo, 24 de janeiro de 2010

Nei bate Gessinger com folga



            Dois grandes nomes do rock gaúcho fizeram pocket shows na mesma semana na livraria Fnac, aqui perto de casa: Nei Van Soria e Humberto Gessinger. Um pocket show é um mini show: intimista, com poucos instrumentos, só uma palhinha do trabalho do artista. Nei Van Soria, como todos sabem, foi membro fundador do TNT e dos Cascavelletes, bandas seminais do rock sulista, e tem uma carreira solo que fica mais consistente a cada disco. E o seu Gessinger veio com o projeto atual, chamado Pouca Vogal.
            No show de Nei há lugares sentados disponíveis, e um público variado: adultos, adolescentes, crianças. No show do Pouca Vogal, uma hora antes já há uma fila imensa, e é impossível conseguir lugares sentados. Só olhando de longe, em pé mesmo.
Nei Van Soria chega de modo bem simples, de jeans, tênis e camiseta, e manda ver uma seqüência de belas e inspiradas canções, acompanhado de um gaiteiro (povo do norte: sanfoneiro) muito competente. O público é pequeno, mas é atento e canta junto, incluindo as crianças. O cara olha nos olhos do público, toca o que tem que tocar, sem firulas. Uma postura ao mesmo tempo acessível e profissional.
            Humberto Gessinger é bem diferente. Ele dá a impressão de que está em um estádio lotado, e o público (grande maioria adolescente) parece querer isso mesmo. Muita pose, tudo com aquele gosto artificial do mundo dos pop stars. Nada a ver com o clima de show em livraria. Antes da metade eu já estava olhando o baú das promoções da Fnac, que tem coisas novas e baratas.
            Gostei bastante dos primeiros discos dos Engenheiros, e algumas vezes vi shows deles com muito interesse. Mas “o pop não poupa ninguém”, e a persona que ele mantém agora é chatinha e meio vazia. Ou ele sempre foi assim, e eu é que era adolescente e não percebia?
Em 2010, amigos, ouçam Nei Van Soria, especialmente Jardim Inglês e Cidade Grande, que são dois grandes discos, e assistam o DVD ao vivo que ele está lançando agora, que está muito bom. 
Aqui o site e o blog dele:



.

Nenhum comentário: