segunda-feira, 8 de março de 2010

"El secreto de sus ojos" se llevó el Oscar

Os melhores filmes do Oscar costumam estar na categoria de filme estrangeiro, por uma questão estatística: nela concorrem filmes de centenas de países, enquanto que nas outras apenas os de língua inglesa entram. Este ano consegui assistir A Fita Branca e O Segredo de seus olhos. O primeiro, uma busca inquietante sobre o surgimento da violência entre as crianças de uma pequena vila alemã no início da primeira guerra, é uma peça cinematográfica impactante, lindamente fotografada e que merece ser vista. O vencedor O segredo... é também um grande filme, igualmente denso e bem realizado, e para nós latinos mais próximo, por explorar uma realidade que nos é familiar: a injustiça, o futebol, as esperanças perdidas na ditadura, o humor apesar de tudo.
O excelente cinema argentino representou muito bem nosso continente, e como no cinema não há as rivalidades do futebol, só nos resta celebrar que uma obra desse calibre receba atenção do mundo, quando ele era considerado o azarão do páreo. Não que A Fita Branca tenha menos méritos, longe disso. Mas o Segredo (é segredo/não conte a ninguém...) tem la manera y el sentimiento latinos. Claro, agora que os holofotes vão estar sobre ele, sempre vão haver os arautos do elitismo bradando que não é tão bom assim pelo simples fato de ter sido premiado. Estamos vacinados quanto a isso.
O cinema argentino é consistente, criativo e corajoso, e muitas vezes deixa o nosso esforçado cinema nacional a ver navios. Gol dos argentinos, ou melhor: do Racing de Avellaneda.


.

Nenhum comentário: