segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Natal para adultos



Época de Natal: alegria, depressão, stress. Há tanta depressão no ar por alguns motivos simples: primeiro, a obrigação de estar alegre e curtindo a família. A maioria das famílias não são harmônicas e bem resolvidas. Família é lugar de conflitos, de gente que não tem afinidades, mas que é obrigada a conviver. Em um terreno tão difícil, ter a obrigação de estar feliz geralmente leva a tristeza e frustração.
Segundo, a expectativa pela magia. Os momentos mágicos ocorrem, sim, mas em geral sem data marcada. Quando agendados, a obrigação de que ocorram é outro fator depressivo e frustrante. Assistimos muitos filmes nos quais uma pessoa solitária acaba tendo momentos mágicos no Natal, e criamos a fantasia de que vai também acontecer conosco, e quando não ocorre...tristeza e desconsolo.
Resumindo, o que nos abate são as expectativas. Se aprendermos a lidar com os momentos mágicos sabendo que eles não têm data marcada, e sendo realistas sobre nossa relação com a família, daremos um grande passo para sobreviver ao Natal. 



.

Nenhum comentário: