terça-feira, 18 de maio de 2010

Quem não concorda comigo é hipócrita?

Ontem escutei mais uma vez esse surrado argumento. Funciona assim: escolhe-se uma opinião pessoal (por exemplo: gostar de fofocas sobre celebridades), aplica-se a todas as pessoas e afirma-se que no fundo todos somos assim, e quem não admite é por hipocrisia. Tal argumentação, além de falaciosa, é extremamente autoritária. Não admite possibilidade alguma de divergência de opinião que não seja por má fé. Ninguém, no exemplo citado, pode simplesmente não se empolgar com a vida alheia sem ser hipócrita e pseudo-intelectual.
A generalização que ouvi foi sobre ser possessivo em uma relação: estava lá a mulher de um famoso poeta local na televisão chamando todos que não pensam e agem como ela de hipócritas. O tal poeta também lá estava, corroborando tudo e criando um clima de polemiquinha. Interessante que a poesia ande tão mal das pernas em nossa sociedade que precise desses golpes midiáticos.
Mas, é claro, quem não concordar com o que eu escrevi aqui é porque é hipócrita, porque no fundo tudo o que eu digo é a mais inquestionável verdade. Bazinga!

Nenhum comentário: