segunda-feira, 31 de maio de 2010

Mais drops amazônicos


Bacuri, cupuaçu, muruci, taperebá, pupunha...a variedade de frutas é imensa. A pupunha é um caso interessante: a aparência não tem nada a ver, mas o gosto lembra o do pinhão. Come-se assada, e é muito boa para acompanhar o café.



Cabanagem – revolta popular que começou exatamente no mesmo ano da guerra dos Farrapos: 1835. Os cabanos chegaram a tomar o poder várias vezes, mas por falta de lideranças expressivas a coisa nunca andava. Batista Campos, um dos líderes intelectuais, morreu pouco antes da revolta estourar, por uma prosaica barba mal feita e gangrenada. Curiosamente, a revolta não faz parte do imaginário popular como os farrapos no sul. Para o paraense médio é apenas algo distante, que vem dos embolorados livros de história.
Um dia, com a experiência adquirida por aqui, vamos voltar para lá e criar o CTP, o Centro de Tradições Paraenses, e transformar os irmãos Vinagre, Batista Campos, Felipe Patroni e todos os cabanos em heróis épicos. 
Outra curiosidade: um dos livros mais interessantes sobre a Cabanagem foi escrito pelo historiador gaúcho Décio Freitas, uma obra bastante esclarecedora e bem escrita chamada "A miserável revolução das classes infames".





Nenhum comentário: